Tradições de Pereira




Lenda da Freira
A lenda da Freira é conhecida em toda a zona, e ainda hoje se questiona se a Freira já pariu.
Mas passamos á história – conta a lenda que uma menina que estava no convento em Semide terá engravidado.
Diz a lenda que um rapaz, fazendo-se passar por uma Freira, se terá cravado no Convento em Semide, e aí ficou algum tempo, tendo mesmo engravidado algumas freiras mais novas.
Estava-se no tempo da Inquisição, e quando isto foi descoberto, as freiras grávidas foram entregues às suas famílias.
Porém, algumas que não tinham família e foram distribuídas por outros conventos.
Foi o caso desta que veio parar ao convento de Pereira, conhecido pelo Convento das Ursulinas que chegaria mais tarde a passar para as Carmelitas em Coimbra, ainda hoje existe esse edifício em Pereira, conhecido por Quinta de São Luís.
No entanto, como o Convento em Pereira era muito exigente nas suas leis, diz a lenda que a infeliz terá sido metida nos subterrâneos do Convento e aí terá morrido sem nunca ter dado á luz o seu filho, isto porque a sua gravidez era tudo mentira.
Por isso ainda hoje se pergunta – a freira já pariu?


Lenda de São Tiago
Durante as festas de São Tiago tem particular realce a FESTA do URSO que se pode assim resumir:
Um fidalgo vai à caça com os seus criados, batedores e um bobo, para os entreter durante a permanência nos montes. Junto segue também uma burra carregada com tudo o que é necessário para acampar.
Escolhido um bom lugar para acampar, o Fidalgo e os batedores vão para a caça ficando os criados que, entretanto, se vão embebedando. Verificando o seu estado, um grupo de ladrões troca os utensílios e os artigos que se encontram no acampamento, tachos, panelas, melões, cabaças de vinho, por outros idênticos, mas contendo no seu interior gatos, sardões, cobras, pombas, etc.…
Ao mesmo tempo, o bobo brinca com a burra, enquanto se vai aproximando um urso que leva consigo, um após outro, os criados, cheirando e partindo tudo o que encontra, libertando deste modo toda a espécie de bicharada.
A equipa de caça regressa ao acampamento verificando o estado que se encontra. Não tendo mais criados para levar, o urso leva todos os batedores deixando apenas o Fidalgo. Este, ao ver-se sozinho perante o urso entra em pânico e, depois de ter levado uma sapatada do urso e gritando por socorro, ajoelha-se e grita: “Valha-me São Tiago”.
Após este grito, ouvem-se vários estrépitos e do meio de uma nuvem de fumo surge a figura imponente de São Tiago. A cavalo, que, após uma curta luta com o urso, o abate.
Finalmente o urso é transportado em triunfo, perante a alegria geral do Povo presente.
Esta tradição é feita todos os anos mas só se faz uma grande festa de 2 em 2 anos  , onde se faz um convívio com os residentes  de Pereira e também se realiza do teatro da lenda .




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia de Santo Varão

Perigos no Chat

Chantagem